Entre em contato conosco!

Vamos construir grandes espetáculos com projetos criativos
martin@irmaossabatino.com.br
Tel.: 55 11 98121-2947 / 55 11 98280-5808
  • White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 Sabatino Bros - Todos os direitos reservados.

Centro de Apoio a Qualificação da Linguagem Circense - CAQ-LC - Tendal da Lapa

Sabatino Brothers e o tendal da Lapa

 

Nosso slogan sempre foi “quem não tem asas voa com calos” então fomos a luta, em 2007 foi o primeiro momento da cia com o antigo abatedouro de bois, o agora “berço cultural”. A época chegamos ali pois estava montado um trapézio de Voos, técnica reluzente no imaginário coletivo e também no nosso. Frequentamos o espaço por alguns meses, onde treinamos com afinco, fortalecemos os calos e conhecemos inúmeros artistas, usuários do espaço, muitas influências. Como o Voos foi nosso tema de pesquisa neste período, treinamos em todos os aparelhos da região e conversamos com os trapezistas mais experientes que estavam nas proximidades. Meses depois fomos ao festival paulista de circo com nossa primeira trupe de trapézio de Voos e um ano mais tarde fomos para temporada de gala do Circo Louis Knee que estava na Holanda. Tivemos a oportunidade de retornar ao espaço em fevereiro de 2017, onde re-experimentamos o espaço colocamos nossa estrutura no tendal e a oferecemos a toda a comunidade circense, traves de box truss, cordas, petit volant, colchões e muito mais, realizamos e promovemos ensaios de todas as técnicas do grupo e não somente voos como da primeira vez, desta vez criamos o CAQ-LC - Centro de Apoio a Qualificação da Linguagem Circense criamos o espetáculo RenovAr e em ação conjunta com a gestão do espaço angariamos recursos e estruturamos ainda mais, instalamos 5 pisos de tablado oco tipo de dança, fizemos pequenas reformas, e uma legítima programação de workshops de primeira linha, focada na qualificação do artista circense. O tendal foi e tem sido um bebedouro das artes. Um sucesso!!

CENTRO DE APOIO A QUALIFICAÇãO DA LINGUAGEM CIRCENSE

CAQ_LC

Transferência de conhecimento e qualificação

                        

No Tendal da Lapa, construimos um centro que tem como visão e modelo espaços como La Granerie na frança, Central del Circo em Barcelona, polo de qualificação de marseille, entre outros, consolidando uma cultura de uso dos espaços junto aos fazedores de circo. A cultura do construir de forma a investir nosso tempo em atividades amorosas, acolhedoras, agregadoras que qualifiquem e dignifiquem os participantes. Investir o tempo em fazer o melhor que se pode, construir agora para ter o melhor no futuro.

                        

O Centro de Apoio a Qualificação a Linguagem Circense (CAQ-LC) tem política de Ocupação e de estímulos a residências artísticas junto ao Tendal da Lapa, visa estimular a reflexão sobre o uso do espaço, Transferência de conhecimento, qualificação, construção de espaço digno para pesquisa, ensaios, trocas e compartilhamentos contínuos, colaborando com a democratização e consolidação da linguagem objeto.

                        

A iniciativa acredita na formação de rede como um catalisador de potenciais, pretende estimular a construção de redes de comunicação que estabeleçam um fluxo contínuo de informação, ampliando, democratizando e apoiando a qualificação no saber circense. Temos a certeza do aprendizado. Cada elo de uma rede assume responsabilidades voluntariamente e interage com outros elos em rede, em uma escala de progressão viral. O que nos move afim de alavancar este processo? Talvez o mesmo elemento que levou o pensador francês Claude Henri de Saint-Simon a pensar na rede como um modelo de fluxo de informação: o desejo de homens e mulheres de aprender e de tornar o conhecimento e a cultura acessíveis a todos.

                        

Nosso olhar procura sair da caixa e consolidar um pensamento agregador apoiando a qualificação do saber circense, qualificando o fazer, beneficiando o pool de artistas e companhias, agregando valor a um segmento e quem sabe assim, com ação continuada de longo prazo, aumentar a injeção de capital neste setor, melhorando condições cadeia produtiva do circo.

                        

Este trabalho de uso do tendal se catalisou por necessidade de espaço para ensaios e pesquisa continuada dos grupos e cias. Portanto trabalhamos na ampliação desta conquista a diversos grupos e coletivos circenses profissionais, com necessidades semelhantes e ansiosos por qualificação e trocas.

                        

O propósito, foi a idéia de um espaço qualificador, um centro de apoio, um espaço plural para acolher nossas necessidades, consolidamos esta vitória ao meio de tantas dificuldades.

                        

Tudo isso para que? Para ter no horizonte valor significante à sociedade em geral e através de ação continuada de longo prazo, quem sabe deixar de lado a idéia de circo medíocre e sofrido que tanto incomoda o segmento e passar a consolidar a idéia de circo valoroso.

                        

Foi um trabalho e, parceria com a secretaria de cultura do município (SMC-SP), Tendal da lapa, Sabatino Brothers e contou com fomento pontual do vereador Eiseu Gabriel. Projeto este, longe do ideal mas perto do viável.

                        

Sonhamos em fazer um bem coletivo e começamos a desenhar um Centro de Apoio e Qualificação da Linguagem Circense (CAQ-LC). Onde Grupos, cias e coletivos da cidade de são paulo possam Fomentar e capacitar sua linguagem circense.

 

Martin Sabatino Caldeyro

Fundador e Coordenador 2017/2018